Inteligência Competitiva – Um diferencial para o seu negócio


As organizações de um modo geral estão envolvidas na procura contínua pelas melhores práticas e oportunidades de negócio, ou seja, aqueles que lhe darão vantagem competitiva e maior lucratividade. Ao fazê-lo esperam obter uma expressiva participação de mercado e minimizar a ameaça representada pelos concorrentes.
A dificuldade das organizações em se valerem tanto das informações qualitativas quanto das quantitativas para construir o conhecimento tem sido uma das formas de fracasso na implementação da administração estratégica e a causa de falta de orientação nos negócios, desdobrando prejuízos pessoais, financeiros e materiais aos envolvidos no processo. A situação agrava-se quando as próprias organizações empresariais não sabem como procurar de forma segura e eficaz as informações subjetivas de domínio das pessoas, sejam elas integrantes da organização, clientes, parceiros e até mesmo competidores. Esse tipo de informação, constitui um recurso estratégico que pode sustentar processos de negociação bem sucedidos, favorecendo a vantagem competitiva diferenciada.
Os métodos de monitorização do ambiente externo e concorrencial de uma empresa podem ser denominados, de modo geral, de Inteligência Competitiva. Estes métodos consistem-se de processos informacionais através dos quais a empresa realiza a escuta “antecipativa” dos “sinais fracos” do seu ambiente com o objetivo criativo de descobrir oportunidades e de reduzir os riscos ligados à incerteza (Lesca, 1996).
 Num mundo onde a competição atual e a potencial são crescentes, em que os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes, em que a informação flui de forma veloz e a baixo custo, em que as empresas se reinventam constantemente, em que fusões e aquisições são uma constante, em que o ciclo de vida dos produtos se encurta significativamente, e em que tais produtos se tornam cada vez mais commodities, uma área produtora de informações passa ser vital. (Gonzales 2001).
A Inteligência Competitiva começou a ser adotada pelas empresas no início dos anos 80, como uma resposta às novas exigências de um mercado globalizado e de acirrada concorrência. Ter um Sistema de Inteligência Competitiva é considerado estar à frente no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade. A produção orientada para as necessidades do consumidor não é suficiente para garantir sucesso de uma empresa. É preciso também monitorizar a concorrência e as novas tecnologias para que se possam identificar as ameaças e antecipar oportunidades que permitam uma posição competitiva favorável.
Cabe concluir que a Inteligência Competitiva constitui-se como um poderoso recurso para a tomada de decisão e formulação de estratégias, bem como na busca de vantagens competitivas sustentáveis e num melhor posicionamento da empresa no mercado. Através dela pode-se compreender as forças que atuam no mercado, a posição dos concorrentes, seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Tendo posse destas informações, a empresa pode traçar as suas estratégias, antecipando-se aos movimentos de mercado e consequentemente ganhando maior competitividade.
E sua empresa tem um processo de inteligência competitiva?

About lilianasoares

Economist and Competitive Intelligence Professional Interests: Economics; Competitive Intelligence; knowledge Managemet; Strategy; Inovation; Trends; Leadership; Motivation; Enterprising; Politics; Marketing Ver todos os artigos de lilianasoares

Deixe um comentário