Como obter poder competitivo de alta qualidade


Os administradores empresariais estão sempre atrás de fórmulas mágicas que ajudem a melhorar as vendas, lucros e poder competitivo. Infelizmente, não há métodos milagrosos.
Alta produtividade e lucratividade exigem apenas esforço mental e trabalho organizado.

As empresas que obtiveram sucesso no seu mercado de atuação, conseguiram-no, basicamente, por três motivos: planearam cuidadosamente as suas atividades, colocaram profissionais qualificados nas posições de comando e utilizaram métodos eficazes para o controlo do desempenho.

Suprir a empresa com gestão profissional é o primeiro passo para o sucesso. O planeamento de novos rumos para a organização exige a contratação de pessoas competentes. Com os atuais gerentes muitas empresas não conseguirão realizar as mudanças necessárias para adaptar-se ao mercado globalizado e enfrentar eficazmente a concorrência. Muitos gestores, por não pensarem estrategicamente, podem causar prejuízos irreversíveis à empresa.

O segundo passo para o sucesso, que só poderá ser realizado se a empresa possuir gestores competentes, é o planeamento estratégico com foco na missão organizacional, valores culturais e estratégias funcionais. Com o uso de métodos de Planeamento Estratégico Continuado, cujo objetivo é manter a empresa permanentemente adaptada às mudanças, os gestores, de qualquer organização, podem ser preparados para pensar estrategicamente e solucionar problemas críticos com maior rapidez e eficácia.

O terceiro fator para o sucesso, que complementa os anteriores, é representado pelo uso de sistemas de inteligência. Os gestores devem contar com um sistema adequado de prospeção estratégica, sistemático e organizado, que permita uma melhor avaliação da conjuntura e a elaboração de cenários prospetivos mais realistas, possibilitando realizar ações estratégicas mais eficientes.

Gestão competente, planeamento estratégico eficiente e sistemas de inteligência empresarial formam um conjunto inseparável. Um elemento não funciona sem o outro. O planeamento não pode ser eficaz se não for executado por gestores competentes; gestores não conseguem tomar decisões corretas se não contarem com o apoio de um sistema de informações eficaz.

O uso destes ingredientes não é privilégio exclusivo das grandes empresas. Podem ser utilizados por qualquer organização que deseje ter poder competitivo para destacar-se no mercado e superar os três grandes atuais desafios das empresas: evolução de gestão, evolução organizacional e evolução mercadológica.

 

Estratégia

Anúncios

About lilianasoares

Economist and Competitive Intelligence Professional Interests: Economics; Competitive Intelligence; knowledge Managemet; Strategy; Inovation; Trends; Leadership; Motivation; Enterprising; Politics; Marketing Ver todos os artigos de lilianasoares

One response to “Como obter poder competitivo de alta qualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: