Quem é o profissional de Competitive Intelligence?


O processo de Inteligência Competitiva (IC) está a ganhar cada vez mais relevância nas organizações corporativas, procurando estar à frente dos seus concorrentes, oter informação estratégica de modo apoiar as tomadas de decisão.

IC é interdisciplinar, podendo os seus profissionais, ser de diversas áreas: ecconomia, gestão, jornalismo, administração, marketing, etc. A interdisciplinaridade possibilita a troca de informação e partilha de conhecimento de diversas áreas.

O Profissional de IC precisa, antes de mais, de ser dinâmico, pró-activo, interactivo, comunicativo, responsável e ter gosto pelo trabalho em equipa. Numa sociedade ávida por informação e conhecimento é fundamental que o profissional de IC tenha uma grande vontade de conhecimento e evolução contínua. Deve estar atento às tendências e alterações ao ambiente externo.

A IC é uma faceta de uma revolução da inovação. Estamos numa transição da sociedade industrial para a sociedade da informação. Do marketing de massas para os nichos, marketing social interactivo.

O gosto pela inovação, empreendorismo e visão é algo inerente ao profissional de IC.

Os profissionais de IC devem ter um conjunto de habilidade de forma a executar as várias fases do processo de IC.

Qualidades: persistência, criatividade, boa comunicação oral, capacidade analítica, compreensão da metodologia científica, compreensão dos negócios.

“Ultimately, a hero is a man who argue with Gods, and awakens devils to contest his vision” – Norman Mailer

Competências Técnicas:  Pensamento estratégico, terminologia de negócios, pesquisa de mercado e técnicas de apresentação, conhecimento de fontes primárias de informação e métodos de pesquisa, desenvolvimento de: entrevistas e habilidades de comunicação, capacidade analítica, a familiaridade com a metodologia científica.

“An art can only be learned in the workshop of those who are winning their bread by it” – Samuel Butler

Experiência Profissional: Conhecimento das estruturas de poder corporativo e de tomada de decisão de
processos, conhecimento da indústria; desenvolvimento de habilidades de pesquisa primária capaciade de obesvação e conhecimento do negócio.

“We know more about the motives, habits, and most intimate arcana of the primitive peoples of New Guinea or elsewhere, than we do of the denizens of the executive suites in Unilever House.” – Roy Lewis

Mentoring: persistência, criatividade, pensamento estratégico e terminologia de negócios, habilidades de comunicação e de pesquisa.

 “Mentoring requires special skills, but it does not require hierarchical position.” –  CK Prahalad

Inteligência Competitiva

 

About lilianasoares

Economist and Competitive Intelligence Professional Interests: Economics; Competitive Intelligence; knowledge Managemet; Strategy; Inovation; Trends; Leadership; Motivation; Enterprising; Politics; Marketing Ver todos os artigos de lilianasoares

Deixe um comentário